Martha Ribeiro


Coordenadora do Projeto

Martha Ribeiro

Diretora teatral e Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, IACS – Departamento de Arte. Atuando também no Programa de Pós-Graduaçao em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA) da instituição. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2003), doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2008), com período sanduiche na Università di Torino no DAMS. Possui pós -doutorado em teatro, com pesquisa realizada na UNICAMP – Instituto de Arte (2010) e na UNITO. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria e História do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e Crítica Teatral, Dramaturgia e Encenação Contemporânea.

Publicou pela Perspectiva o livro Luigi Pirandello:um teatro para Marta Abba, 2010, além de uma série de artigos para periódicos acadêmicos. Desde 2008 vem anualmente realizando pesquisa de campo nas seguintes universidades italianas: Università degli Studi di Torino e Università di Milano, a convite dos professores Roberto Alonge e Paolo Bosisio respectivamente.

Em 2009 dirigiu e traduziu o espetáculo “Quando se é alguém de Luigi Pirandello”, de Luigi Pirandello. Nas horas vagas cuida de dois cães da raça Chow-Chow, muito mansos, Shian e Hanna, além de orquídeas e três árvores frutíferas, em vaso, que dão fruto! Cuida também de uma família de morcegos que se alimentam do néctar desprezado pelos Beija-flores! (tudo isso é verdade)


Amanda Calabria


Performer

amanda1

Graduanda em História pela Universidade Federal Fluminense. É atriz, formada pela CAL (Casa de Artes de Laranjeiras) em 2013. E, no mesmo ano, teve a oportunidade de se enveredar, e se apaixonar, pela linha do teatro físico no Projeto Pirandello Contemporâneo, o qual, pela via da performance, trabalha seus afetos mais íntimos. Também integra a “Companhia Sem Licença de Teatro”, na cidade do RJ. Participou da Oficina de Iniciação ao Palhaço, ministrada por Iván Prado, na Escola SESC. Afina-se com a arte engajada política, ocupando as ruas ou os palcos. Pesquisa ainda as questões de gênero, buscando problematizá-la através da arte. É amante da escrita e do cinema e, insistentemente, se propõe a experimentá-los. Desde 2013 é pérformer no Projeto Pirandello Contemporâneo.

Bernardo Batista


Bolsista audiovisual

bernardo1

Fotógrafo e estudante de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense (UFF). Apaixonado pela vivência na natureza, pelas artes e por política, tem se dedicado a trabalhar na convergência desses três saberes. Trabalhou como fotógrafo, cinegrafista e editor de vídeo em navios de cruzeiro antes de colocar seu foco na prática e no aprendizado do cinema. Colaborou em diversos curtametragens, desempenhando funções entre foto, som e montagem. Participou do programa Ciência Sem Fronteiras no Canadá, onde foi introduzido à cinematografia 3D (estereoscopia). Fez parte do I Festival Internacional de Tecnoxamanismo, onde começou a gravar seu primeiro filme como diretor.

Carlos Oliveira


Performer

carlos1

Estudante de Direito da UFF desde o primeiro semestre de 2011, me envolvendo desde então, sob perspectiva profissional, apenas com a prática jurídica. A partir de 2012, comecei a estagiar em diversos órgãos públicos e escritório de advocacia, sempre atrás do aprendizado na minha área profissional, inclusive, atualmente, sou estagiário do Tribunal Regional Federal. Antes de ingressar na faculdade, sempre tive o esporte na minha rotina, o que ainda se mantém, mesmo que com uma chama apagada, no time do curso. Além disso, dentro da faculdade, sou militante LGBT pelo coletivo Diversitas há um ano, na mesma época em que me mudei para Niterói. A partir daí, pude ter um novo envolvimento universitário, além da das salas de aulas, participando de encontros e congressos, e usufruindo de todo conhecimento e maturidade adquirido até então. Entrei no grupo Pirandello Contemporâneo, projeto de pesquisa e extensão da UFF que funciona estudando a cena contemporânea, e nele participo como performer, onde está sendo o primeiro contato com o teatro.

Danuza Formentini


Performer

danuza

Uma gaúcha de Ibirubá (cidade que está no mapa), que sonha com o mundo! Essa sou eu! Comecei minhas andanças como DJ em 2008 e viajei quase todo o Rio Grande do Sul, fui para a Bahia por dois anos e adotei o Rio para viver, mais precisamente Niterói, desde 2013. Sou graduada em Turismo pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, apesar de amar artes, dança e cinema desde que me entendo por gente. Como atriz, trabalhei nos musicais “History”, “Broadway” e “Circo Show” na Bahia, com direção de Fabio Cremasco e coreografia da francesa Capucine Meyer; e em Niterói pela Oficina Social de Teatro, atuei no “Projeto Saúde Bucal” em escolas de São Gonçalo e nos espetáculos: “Maldita Parentela” e “Podre Semente” com direção de Irla Carina e atualmente, na etapa final da montagem de “A Fantástica Viagem da Excêntrica Ovelha Imaginária!” com direção de Leonardo Hinckel. Trabalho também como Produtora Executiva e Cultural pela mesma instituição. Sou cidadã das artes e dos palcos apesar de contrariar a família com isso; mas o que importa, é o que me faz feliz!

Gabriela Bandeira


Assistente de Arte / Figurino

gabi.1jpg

Mantenho uma paixão muito grande pelo desenho, o que me levou a pensar que pudesse ser arquiteta, mas algo faltava, a arte. Larguei o estágio como desenhista projetista e ingressei no curso de Graduação em Artes da Universidade Federal Fluminense, onde estou me encontrando e podendo trabalhar minhas compulsões por aprender coisas novas e solucionar problemas. Desde 2013 compõe a queipe do Projeto Pirandello Contemporâneo.

Gabriel Henriques Torres


Performer

GABRIELH

Graduando em Produção Cultural na Universidade Federal Fluminense-UFF. Em 2011 produziu o 5º Festival de Música Universitária Som da UFF e estagiou como assistente de produção no Sesc Rio de Janeiro – Unidade Tijuca. Em 2012 estagiou como assistente de coordenação de palco no Teatro Municipal de Niterói e trabalhou ainda como assistente de projetos na 33 Produções – Empresa Junior de Produção Cultural, que atualmente mantém a função de Diretor de Projetos. Em 2013 atuou como bolsista e performer do Projeto de Pesquisa e Extensão Pirandello Contemporâneo, pelo qual ficou em segundo lugar no Prêmio Josué de Castro – UFF, com artigo escrito sobre o processo de construção cênica do projeto. Este ano, 2014, trabalha como produtor no Projeto Encontro com a África, que se realizará em 2015 na cidade de Niterói. Desde 2013 é performer no Projeto Pirandello Contemporâneo.

Gabriel Ferri


Performer

gabriel2

Carioca, aos 11 anos se mudou para Maceió, ao longo dos 10 anos que ficou por lá fez diversos cursos de teatro amador. Em 2011 fez um workshop com a Cia Cena Livre. No ano seguinte fez parte do elenco de “Machado em Contos’’, na adaptação e direção de Mauro Braga, deu vida aos personagens Sr. Pires e Capitão Soares na peça “Quem conta um conto”. Já em ” Pai contra mãe”, interpretou Cândido Neves e fez Camilo em “A Cartomante”. Em seguida protagonizou a peça “Gustavo Paiva, a trajetória de um pioneiro”. Gabriel Lima fez uma pequena participação na peça “Mirandolina” e logo após foi convidado para fazer um comercial da Faculdade Raimundo Marinho, bastante conhecida pelo nordeste. Pensando em dar vôos mais altos decidiu voltar para sua cidade natal. Em fevereiro desse ano conseguiu voltar a sua amada cidade. Atualmente estuda na Cia Nova Escola de Teatro localizada na Freguesia e faz parte do projeto Pirandello Contemporâneo.

Geovana Araujo Marques


Produção Executiva

geovana1

Baiana, graduanda em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense, tem palpitações por frames do cotidiano e uma itinerância latente. Atuou e participou como assistente de produção nas montagens “Caro Destinatário” (Teatro Vila Velha, Salvador, 2008) e “Circunspectância” (Teatro Vila Velha, Salvador, 2009), com direção de Jorge Alencar e Márcio Nonato; participou como staff voluntário no VI SemCine (Salvador, 2009) – atual Cine Futuro – e no XX Panorama de Dança e Performance (Rio de Janeiro, 2011); cursou o primeiro ano da ONG ECOA de Teatro Social, atuando na montagem “A Morte do Caixeiro Viajante”, dirigida por Gabriel Barros (Arena Dicró, Rio de Janeiro, 2012). Participou, ainda como assistente de produção, do XII Festival Araribóia Cine (Niterói, 2013). Acredita nas linguagens artísticas como potentes ferramentas de formação do sujeito e de transformação social.

Joana M Caetano


Produção Executiva

joana

Graduanda em Produção Cultural na Universidade Federal Fluminense (UFF). Estagiou na equipe de produção do 6° Festival de Esquetes Niterói em Cena, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em 2013. Desde 2012, participa na colaboração da produção textual dos espetáculos do grupo de dança Atos e do roteiro da atual montagem do grupo de teatro IR, do qual faz parte como atris. Foi picada pelo bichinho verde da dança contemporânea durante um espetáculo em 2007 e, desde então, vem aprendendo a tentar dizer sem falar. Faz a segunda melhor palha italiana da cidade.

1
2

Site sem fins lucrativos | Todas as informações contidas são exclusivamente para fins de pesquisa | Seu uso comercial está proibido 

Skip to content