Karla Abreu


Performer

Karla1

Atriz profissional, faz atualmente o curso profissionalizante de atores Nu Espaço. É formada em Letras: Português/Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faz aulas de dança e cursos de interpretação desde a infância. Escolheu ser atriz, pois, interpretar tanto no teatro como no vídeo a faz se sentir inteira. Entrou no Pirandello Contemporâneo porque se identificou com a linha de pesquisa e busca sempre fazer trabalhos que acrescentem tanto em sua vida profissional quanto pessoal, além de contribuir para a busca de uma sociedade melhor.

Luiza Nasciutti


Performer

luiza

Cursa atualmente a graduação em Produção Cultural na Universidade Federal Fluminense. Possui afeição e interesse pelas linguagens artísticas em geral, tendo mais intimidade com as linguagens performativas (teatro e performance) e fotografia. Sua experiência em artes cênicas se desenvolveu a partir da participação em cursos livres, como a oficina “Introdução ao Método de Trabalho da companhia teatral Théatre Du Soleil ” com Aline Borsari, em 2012; além de ter sido aluna durante seis anos da escola de teatro O Tablado. Depois de dois anos distante da prática cênica, retoma o teatro enquanto atriz-performer do Projeto Pirandello Contemporâneo, que tem lhe proporcionado redescoberta, curiosidade, e muitos desafios. Possui também certa experiência em artes visuais, a partir da formação pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) com o Programa de Fundamentação em Artes Visuais, realizado em 2012. Atualmente desenvolve a pesquisa “Corpo, Arte Contemporânea e Feminismo”, orientada por Viviane Furtado Matesco, professora da UFF. É também pesquisadora bolsista do Observatório Estadual de Economia Criativa do Rio de Janeiro (OBEC-RJ).

Marcela Amaral


Coordenação Equipe de Audiovisual

Marcela

Marcela Amaral (pensa) é diretora, assistente de direção, editora e produtora, e sonha atuar em cinema e na televisão (sem ser como assistente de limpeza). É graduada em Cinema, pela UFF – Universidade Federal Fluminense e Mestre pela mesma instituição, com pesquisa focada na área de direção, e tendo atuado como professora nesta mesma instituição por cinco anos, ministrando aulas sobre os temas de edição, montagem, efeitos especiais, realização fílmica e direção cinematográfica (para alunos falsos e loucos – para permanecerem na sala com ela). Como Assistente de Direção, trabalhou em duas novelas (da sua vida e da sua segunda personalidade) e dois seriados na para televisão, na realização de um longa-metragem e diversos comerciais, curtas-metragens e videoclipes (além de dançar e cantar em karaokês). Atua ainda como Editora, especialmente em curtas-metragens e televisão (e dorme 3 horas por dia). Ah sim! (foi Martha quem acrescentou) Como Assistente de Direção, obteve registro pelo STIC, após trabalhar em duas novelas e dois seriados na Rede Globo de Televisão, da realização de um longa-metragem (Mulheres do Brasil) e de diversos curtas-metragens e videoclipes. Desde 2013 no Projeto Pirandello Contemporâneo.

 

Mika Makino


Bolsista audiovisual

mika1

Graduanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Participou de sete filmes dentro da universidade contribuindo com fotografia, arte e atuação, sendo o mais destacado deles o filme “Cinzas”, de Sandro Lima, no qual protagonizou. Ainda na área do cinema fez um filme com pessoas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica (PUC), foi bolsista de educação e cinema na UFF e foi monitora no festival de cinema documentário “É Tudo Verdade”. Fez parte de doze peças como atriz, todas oriundas de oficinas de teatro e peças universitárias do curso de Direção Teatral da UFRJ. Hoje corre atrás de projetos próprios de direção e atuação.

Nathalia Cantarino Frasão


Performer

nath

Graduanda em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense. Desde 2012, está cursando Artes Cênicas na Escola Técnica de Teatro Martins Pena. Atuou em 2010 como assistente de produção no projeto “A Prostituta Respeitosa”, peça teatral exibida no Centro Cultural Justiça federal, no Festival Panorama Internacional de Dança no Rio de Janeiro, no Fórum Internacional [Rio] Cidade Criativa, localizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM– RJ) e Centro Municipal de Referência da Música Carioca. Em 2011 atuou como assistente de produção no Festival Brasileiro de Animação- Anim!Arte e como coordenara de logística e produtos no Festival Som na UFF 5. No ano de 2013 participou como performer e bolsista de extensão no projeto Pirandello Contemporâneo.

Nathan There


Músicas originais/performer

nathan

Graduando em Artes pela Universidade Federal Fluminense depois de passar por Cinema e Produção fonográfica na Universidade Estácio de Sá. Atua na área de trilha sonora desde 2008, quando fez seus primeiros experimentos para as cadeiras de Direção e Animação do curso de Cinema. Iniciou uma parceria com o diretor Yuri Vieitas em 2011, que teve como produto final o curta Solivagus que concorreu a melhor curta estrangeiro no festival de Cannes do mesmo ano. Posteriormente, agregou ao seu currículo mais alguns filmes como Amor Pelo Seu Trabalho, de Pedro Elias, roteiro vencedor do Roteiro PUC 2011, categoria Cinema, pelo Júri Oficial. Entre vários trabalhos que continuam em andamento, ser aspirante a tatuador e poeta de bar, passa grande parte do tempo sonhando em colorir tudo com som e afetos.

Philippe Ariel


Performer/Assistente

ariel1

Na tentativa de se formar em Produção Cultural, pela Universidade Federal Fluminense, e em Artes Dramáticas pela Martins Pena, o sem nenhuma graça, mas ainda humorista, Philippe Ariel Maciel de Souza – eu; canela verde, formado pelo Grupo experimental de teatro Alquimia, Dirigido pelo Ator Anderson Lima de 2009 a 2010 – GETA -, residente do Teatro Municipal de Vila Velha – ES -, busca no Rio de Janeiro um teatro que não passe fome. Treinado e instrumentalizado na ONG ECOA de 2011 a 2013 em multiplicar o saber em um tripé: igualdade, imaginário e inversão. Atuou na Cia. de teatro ECOA, dirigido pela pessoalidade ritualística de Gabriel Barros – queridíssimo amigo, professor, família -, à se debruçar nos estudos de Peter Brook em teatro ritual, em Grotowisk por um teatro pobre, na eutonia de Gerda Alexander, e o corpo poético de Jacques Lecoq. Também dramaturgo, escreveu “Asas”, “Estação Onírica” e transcreveu adaptando a linguagem “Os Importunos” de Molière, junto a Gabriel Barros. Atuou na Cia. Uróburos de 2012 a 2013 – dirigido pela energia brilhante de Leandro Cunha, onde pesquisou expressão e controle corporal. Foi monitor do Diretor Leandro Cunha, na turma de primeiro período da ONG ECOA, onde estudou Antonin Artaud e Roudoulf Laban. Coordenou em 2012, no Instituto de Artes e Comunicação Social – IACS/UFF -, a “Aura do Eterno”, pesquisa em teatro físico, com disparador dramatúrgico em Nelson Rodrigues. Atual monitorando das epifanias da Diretora e Pesquisadora Martha Ribeiro em Fundamentos do Teatro; e performer/faz-tudo, do projeto Pirandello Contemporâneo.

Renata Alves


Performer/Preparadora Corporal

renata1

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes. Fui bailarina, professora, coreógrafa da Rose Ballet Escola de Dança, em Divinópolis, de 2000 até 2006, quando passei no vestibular e tive que me mudar. Formei em Dança pela Universidade Federal de Viçosa em 2012. Em 2010/2011 estudei na Universidade Técnica de Lisboa/Faculdade de Motricidade Humana, no curso de Dança pelo programa de mobilidade acadêmica da UFV. Durante todo esse período acadêmico fui professora em projetos sociais e na academia Núcleo de Arte e Dança em Viçosa – onde me especializei na metodologia de Ballet Clássico Cubana com o Maitre Reynaldo Muniz. Em 2012, já formada, voltei para Divinópolis e continuei meu trabalho na Rose Ballet Escola de Dança, agora como gerente, Diretora Artística, professora, cenógrafa e bailarina da Academia. Escrevi e desenvolvi projetos patrocinados pela lei de incentivo a cultura do município. Desde 2013 no Projeto Pirandello Contemporâneo.

Tathi Verthain


Performer

thati1

Atriz, contadora de histórias, apaixonada por literatura, circo e fotografia. Integro o grupo Pirandello Contemporâneo, do Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea, coordenado pela diretora Martha Ribeiro, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense. Sou formada em Literatura pela UFF. Há dois anos curso acrobacia aérea. Participei da gênese do grupo Plinianos, o qual teve o trabalho em processo Sob Lady Macbeth, inspirado na personagem de Shakespeare, indicado como melhor esquete no 2° Festival de Esquetes da Escola de Teatro Martins Pena. Atuei na peça O Fio da Vida, dirigida pelo ator e bailarino Amaury Lorenzo. Em 2013, apresentei a esquete/pesquisa Ginoliterata. Deusa do Submundo, no 6° Festival Niterói em Cena. Escrevi e atuei na peça Vestido para depois de morrer, e na peça os Farsantes, em 2012, ambas dirigidas por José Geraldo Demézio. Em 2008, participei da peça experimental Religare e o Avesso no Circo Voador, Lapa. Possuo três projetos de contação de Histórias sobre a alcunha de Madame Tormenta Furtacor (personagem criada em caso de sonho): O Imaginário de Madame Tormenta Furtacor, A Volta ao Dia em 80 Mundos e Levanta a poeira, voou o Capoeira! Somos feitos de narrativas. Investigo como contar histórias através de processos criativos, da dança entrelaçamento corpo-palavra, na qual os diferentes fluxos, a presença viva do performer faz do movimento, verbo.


Thiago Piquet


Bolsista Iniciação Científica

MG

Graduando no curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense, desde 2011. Foi aluno bolsista de extensão no Programa UFF SOS Comunidade / PROEX-UFF(agosto/2012-dezembro/2013) e aluno pesquisador/bolsista no Projeto de Iniciação Científica Pirandello Contemporâneo (2013/2014); Bailarino (DRT 42525) e produtor da Caetano Cia de Dança – CCDD, desde 2010; Atuou em apresentações com a Cia de Teatro Máscaras (2007-2012); Atuou na Artistando Cia Teatral, como ator e coreógrafo de musicais infanto-juvenis em 2010; Professor de expressões corporais no workshop da AM-Group, agência de modelo, curso de 6 meses (2010); Professor de Jazz e Contemporâneo na Escola de Dança MovimentARTE em 2010, 2012 e 2013; Professor de Teatro e Dança para atores na Cia de Teatro Máscaras (2010-2011); Professor de teatro em projetos sociais apoiados pelo governo público: +Educação (Estadual/ RJ) e Oficina EncenAção – PADEC (Municipal/Maricá); Diretor teatral no Colégio Nossa Sra da Assunção, Niterói-RJ/2012 e 2013. Desde 2013 no Projeto Pirandello Contemporâneo.

1
2

Site sem fins lucrativos | Todas as informações contidas são exclusivamente para fins de pesquisa | Seu uso comercial está proibido 

Skip to content