IMPROVISO
O ESTUDO PERFORMANCE II, do Projeto Pirandello Contemporâneo da UFF, se inspira livremente na peça “Questa sera si recita a soggetto”, a partir da estética do Grotesco.
Nesta experiência, os performers questionam as fronteiras entre o humano e o inumano, investigando um importante elemento da dramaturgia de Pirandello : o ciúme.
A pesquisa para esta nova experiência estética buscou no grotesco sua inspiração. Os atores/performers do Projeto Pirandello foram buscar na contradição, no paradoxo, na deformação, no escatológico, no terror e na decadência dos corpos as fontes para criar sua partitura física e gestual. Refutando a lógica da aparência, a investigação grotesca pretende fazer ver que nem toda aparência é banal. A problemática do ser e da aparência, cisão inconsiliável, está na raíz da dramaturgia pirandelliana. O que se realizou neste estudo foi dar a ver a potência e as possibilidades do grotesco presentes em “Questa sera si recita a soggetto”, mergulhando mais a fundo na ideia de caos e de desorientação a que estamos submetidos. E a partir do novo roteiro criado, fragmentar ainda mais o texto pirandelliano, eliminando todo e qualquer direcionamento narrativo que invista na reflexão, para enfim permitir o nascimento de um mundo verdadeiramente grotesco.
Apresentações:
dias 12 e 19 de setembro às 20h.
Performers :
Ursula Bahiense – assistente de direção;
Realização: UFF – IACS – LCICC – PROEX (logos)
www.facebook.com/labcriacaocenacontemporanea
Site sem fins lucrativos | Todas as informações contidas são exclusivamente para fins de pesquisa | Seu uso comercial está proibido