OS SEIS VISITAM O SOLAR :PERFORMANCE ESTUDO 1

Escrito por Martha Ribeiro.

OS SEIS: PERFORMANCE ESTUDO 1.

Direção artística Martha Ribeiro

webFOTO24

A partir do estudo da peça “Seis personagens à procura de um autor”, de Luigi Pirandello, os performers mergulham no que há de mais íntimo nos SEIS personagens, buscando um diálogo entre suas experiências/memórias com aquilo que há de mais obscuro no drama. Os fatos não nos interessam aqui, mas os desejos que perpassam pelo corpo. Trata-se de tudo que se aderiu em nossa pele e que tem urgência de vida. O que nos interessa é a memória-corpo ou o corpo-memória, os afetos íntimos.

Se a problemática do incesto no autor é inegável – sua esposa, mentalmente perturbada, chegou a acusa-lo de afetos incestuosos em relação à filha – não nos interessa aqui os aspectos psicológicos do conflito, mas a sexualidade, os corpos decadentes, o desejo, a dor, a tortura, o prazer, o TRAUMA. Isto é, Tudo de concreto que perpassa pelo CORPO. 

O que nos move? O QUE HÁ DE URGÊNCIA EM NÓS?  

Como nossos corpos vivenciam a experiência capital dos SEIS personagens de Pirandello?

A experiência traumática do incesto? O que os SEIS têm a nos revelar?  

O DESEJO BRUTAL de reviver na CARNE a memória de alguma coisa que aconteceu em algum lugar, em algum tempo; a vontade implacável dos SEIS em materializar suas experiências, evoca a nossa própria existência, evoca tudo que há de humano em nós. 

O Estudo foi apresentado no Solar do Jambeiro dias 11 e 18 de julho.

CARTA ABERTA AO ESPECTADOR:

 O que vocês irão assistir aqui, hoje, é um trabalho em Work in Progress.

A performance OS SEIS não tem a pretensão e nem o desejo de ser uma obra acabada, ela nem mesmo é uma obra, ela é um convite estético para que todos que estão aqui comecem a acompanhar o que temos trabalhado no Projeto Pirandello Contemporâneo até agora.

O que vocês irão assistir não é um espetáculo. O que vocês irão assistir não é o drama escrito por Pirandello, ainda que contenha fragmentos de seu texto. O que vocês irão assistir também não é uma improvisação, pois temos uma estrutura muito rígida para seguir.

O que vocês irão assistir aqui no SOLAR JAMBEIRO continuará a ser trabalhado, a ser investigado. Vocês poderão ver hoje algumas das apropriações/intervenções que estamos fazendo sobre Os Seis de Pirandello no Laboratório de Criação, em sua Residência Artística no Solar do Jambeiro. Mas este é o inicio de um caminho.

Vocês poderão continuar a acompanhar esse trabalho de investigação, a seguir junto conosco esse trabalho em progresso e ver onde tudo isso vai dar. A natureza desse trabalho é um pouco diferente, como vocês poderão perceber, caso venham a nos acompanhar em nossa jornada.

Dada a natureza desse trabalho, convidamos todos aqui a continuarem conosco, visitando nossa casa em nossa próxima jornada – o Solar do Jambeiro, dias 12 e 19 de setembro às 20h. Esse é nosso conselho para vocês aqui hoje, seguir junto conosco nessa investigação, a construir junto conosco esta experiência.

Dada a natureza deste trabalho, aconselhamos todos aqui a seguir Os Seis em cada nova etapa. Dada a natureza deste trabalho, esperamos ver cada um de vocês novamente. Dada a natureza deste trabalho, ver cada um de vocês novamente será como receber um amigo em nossa casa.

Nossa jornada não acaba aqui, essa é uma experiência coletiva que temos urgência em compartilhar com cada um de vocês, essa é uma experiência coletiva que todos vocês estão convidados a entrar… a viver.

EVOÉ

webFOTO37

Performers do Projeto:Alex Kossak; Amanda Calabria; Anatália Catu; Augusto Fontes; Bruno Bento; Camila Marques; David Kondylopoulos; Gabriel Henriques; Giovana Adoracion; Henrique Magalhães; Jefferson Santos; Nathália Cantarino; Natália Marques; Renata Alves; Thiago Piquet; Úrsula Bahiense.

Equipe Técnica: Úrsula Bahiense – assistente de direção; Elisa Gouvea – assistente de arte; Rodrigo Souza e Ana Luiza Lacerda – assistentes de produção; Thiago Piquet e Renata Alves – coreografias. Vídeos: Marcela Amaral e Nosara Urcuyo; Vídeo da Fonte editado gentilmente por Arthur Moura.

Projeto realizado com o apoio do proext – mec/sesu.
Projeto de Extensão e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense

Site sem fins lucrativos | Todas as informações contidas são exclusivamente para fins de pesquisa | Seu uso comercial está proibido 

Skip to content